Sucesso na capital, programa de incentivo à leitura “Bebelê” será implantado na biblioteca de Auriflama

Sucesso na capital, programa de incentivo à leitura “Bebelê” será implantado na biblioteca de Auriflama

A Biblioteca Municipal Izabel Geloneki, de Auriflama, vai receber o programa Bebelê. Selecionada por meio de edital, a unidade contará com o programa que é sucesso nas Bibliotecas de São Paulo e Parque Villa-Lobos, ambas na capital, e mantidas pelo Governo do Estado de São Paulo.
O Bebelê estimula a leitura para bebês a partir de 6 meses de idade e crianças até 4 anos, mostrando a importância de se incentivar o ato de ler, a interação com histórias e livros para bebês e crianças, bem como a consequência positiva no desenvolvimento infantil.
Além de Auriflama, apenas mais nove bibliotecas do estado localizadas nas cidades de Birigui, Guararema, Jundiaí, Lençóis Paulista, Praia Grande, Presidente Prudente, Igarapava, Itapetininga e Ourinhos. A ação também conta com o apoio do SisEb (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo) e da Secretaria da Cultura do Estado. No total, este edital recebeu 34 inscrições, de diferentes regiões do estado.
“Levar o Bebelê para mais bibliotecas do SisEB é um sonho. A associação entre o Condeca-SP (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente), o Instituto Tellus e a SP Leituras ofereceu a oportunidade para que esse objetivo se concretizasse”, afirma Pierre André Ruprecht, diretor executivo da SP Leituras, organização social responsável pela gestão das Bibliotecas de São Paulo e do Parque Villa-Lobos, instituições mantidas pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.
As bibliotecas selecionadas pelo edital vão indicar um profissional, que irá participar da etapa de cocriação e desenvolvimento da metodologia de implantação do projeto, bem como da capacitação.
As bibliotecas ainda receberão a doação de um kit completo composto por acervo de livros-brinquedo, materiais pedagógicos, tablets, TV, móveis e demais recursos a serem empregados nas ações.