Projeto social de judô é desenvolvido em Auriflama

Projeto social de judô é desenvolvido em Auriflama

Crianças a partir de 6 anos e adultos agora podem participar gratuitamente de aulas de judô em Auriflama. As atividades fazem parte do trabalho social desenvolvido em parceria pela Associação Jalesense de Judô com a Prefeitura de Auriflama, todas as segundas, terças e quintas-feiras, a partir das 18h, no Centro Comunitário José Polo Netto.

 

De acordo com o instrutor voluntário da cidade, Enéias Costa, por meio de parceria, o projeto consiste em transmitir os fundamentos do judô e, ao mesmo tempo, a filosofia que norteia o esporte: disciplina, respeito mútuo, sabedoria e humildade. “No judô as crianças aprendem a competir, cair e sempre se levantar, ser organizadas em todas as atividades, respeitar diferenças e outras características que ajudam no desenvolvimento do cidadão”, explica.
Apesar das aulas já terem iniciado na terça-feira, dia 11, o professor afirma que ainda há vagas e os interessados devem procurar o Centro Comunitário nos horários indicados para fazer a inscrição. “Nosso objetivo é atender até 200 pessoas, inclusive pessoas com deficiência visual e com sindrome de Down”.
Auriflama conta com um coordenador técnico, o sensei Luiz Antônio Nunes de Moraes, de Jales, do Dojo Central de Jales, faixa preta em 4º grau e árbitro da Federação Paulista de Judô, permitindo que os atletas locais representem a cidade em competições. “Se não tivéssemos o apoio de um coordenador técnico, nossos atletas teriam que representar Jales em competições, mas agradecemos o sensei que se dispôs a nos auxiliar”, destaca Costa.
Ele ressalta ainda que os pais estão acompanhando os treinos das crianças agora no início da implantação do projeto e que os responsáveis interessados podem levar as crianças para conhecer mais sobre o judô e os benefícios do esporte. “Pretendemos montar equipes para competir em jogos intermunicipais, regionais, estaduais e quem sabe até em mundiais. Temos muitos talentos escondidos em nossa cidade”, finaliza.
BENEFÍCIOS DO JUDÔ
O judô oferece benefícios claros de integração física e social para crianças e jovens, proporcionando desenvolvimento físico, psíquico e social integrado. É recomendado pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação) como um dos esportes mais adequados para crianças e jovens, pois desenvolve habilidades e capacidades específicas do aluno; prepara os jovens para a convivência equilibrada no seu ambiente social; estimula o interesse pela competição sadia; desenvolve o educando como um todo.
O Judô tem por objetivo, não só a preparação técnica dos alunos, mas também o trabalho de forma pedagógica, adaptada aos moldes de uma educação ocidental.
Para as crianças a prática do judô contribui para o controle muscular; aperfeiçoamento do reflexo; desenvolvimento do raciocínio; equilíbrio mental; reforço do carácter e da moral; fortalecimento da autoconfiança; e respeito aos companheiros.

 

Tamyris Araujo